sábado, 30 de julho de 2011

Aproveitando o tempo “perdido”

Se um dia pudéssemos calcular quanto tempo da nossa vida perdemos esperando, seja na fila de bancos, médicos e mercados, seja por amigos e companheiros em carros, cafés e praças de alimentação, ou qualquer outro tipo de espera que nos faça bocejar, bufar ou ficar inquietos, com certeza nos assustaríamos.
Mas por que, afinal, nós já classificamos este tempo como “perdido”, ao invés de aproveitá-lo com algo realmente útil? A grande pergunta que deve estar rondando a sua cabeça é :“Mas como?”
A resposta é ainda mais simplória que a pergunta: LENDO!
A leitura, quando levada como uma atividade prazerosa, acrescenta conhecimentos imensuráveis. Já disse o professor Mason Codley: “A literatura nos dá um lugar para ir quando temos que ficar onde estamos”. A atitude a ser tomada é simples:adotar um livro como seu companheiro inseparável, levá-lo para onde você for.
Nos países desenvolvidos, principalmente os europeus como a França, é frequente observarmos em metrôs, praças e outros lugares muitas pessoas com os olhos grudados nas páginas de um livro. Porém, infelizmente, em países como o Brasil, este brilhante aproveitamento de tempo não é comum.
E talvez essa diferença de mentalidade seja um dos fatores que explique as inúmeras outras grandes diferenças entre estes países, em termos econômicos e de qualidade de vida.
Afinal, como diria o nosso brilhante poeta gaúcho Mário Quintana: “Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não leem.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário