quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mas por que as metáforas?

Para começar, penso que seja positivo esclarecer o porquê do nome deste blog. No dicionário Houaiss a palavra metáfora é definida como: "recurso estilístico que consiste na transposição do sentido objetivo de uma palavra a um outro figurado, através de uma comparação implícita".

As metáforas são usadas frequentemente para facilitar a compreensão das pessoas, simplificando assuntos demasiadamente complexos, sem deixá-los incompletos ou vagos. Por vezes elas embelezam as histórias e tornam interessantes temas aparentemente complicados.

As metáforas também já foram muito usadas na história. Na antiguidade pelos sábios, para exprimir suas ideias à humanidade. No século passado para burlar a censura e garantir o direito da liberdade de expressão durante as ditaduras. Na ditadura militar do Brasil, por exemplo, ela foi imensamente explorada por jornalistas, poetas, cantores e compositores para alertar e motivar a população a lutar por seus direitos. Por ser uma estudante de jornalismo, tenho um carinho especial pelo o que ajuda a garantir, ainda que de forma camuflada, a liberdade de expressão.

Além disso, na grande maioria das vezes, as metáforas desenvolvem a capacidade de reflexão. Atualmente, acredito que o ato de refletir esta entrando em desuso e precisa ser estimulado, pois muitos problemas poderiam ser evitados se as pessoas refletissem mais sobre o mundo, a vida e sobre seus atos e consequências.

Isso não quer dizer que o conteúdo do blog vai ser todo baseado em metáforas, pois a objetividade também tem seu valor e provavelmente será até mais utilizada do que a subjetividade. De vez em quando aparecerão algumas metáforas muito sutis, mas bastante significativas para embelezar os textos.

Aqui, na verdade, está a minha singela homenagem a esta nobre figura de linguagem que já contribuiu tanto para o desenvolvimento intelectual da humanidade.

3 comentários:

  1. Oi.Estou acompanhando sempre que posso o teu blog, achei de uma criatividade brilhante. Parabenizo, pelo ultimo fato colocado, sobre profissão reporter acompanho quase sempre, é interessante como eles colocam a vida do povo na tv.

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, muito obrigada. Fico deliz que esteja gostando do blog. É muito bom e motivador receber comentários como o seu.

    Alana

    ResponderExcluir