sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O tempo de uma amizade

Há pouco mais de dez dias comemorou-se o dia do amigo. Uma data bastante curiosa pois, diferente de outras datas comemorativas, esta homenageia uma pluralidade de pessoas de maneira que é quase impossível você aproveitar esse dia com todos os que gostaria de estar celebrando. Mas, mais curiosa do que essa data, é o sentimento que deu origem a ela: a amizade.

 Pode parecer um assunto um tanto clichê, afinal muito já foi falado sobre o poder das verdadeiras amizades, a sorte daqueles que têm amigos de uma vida inteira etc. Já foram escritos textos, declarações e poesias sobre este tão nobre sentimento. Mas a minha intenção é diferenciada. Gostaria de refletir sobre as amizade a partir de outra perspectiva. Falar sobre os diferentes tipos de amizade, e seus respectivos tempos de duração. Não há como negar que, no decorrer da vida, nos deparamos com amigos falsos e verdadeiros.

Mas, se uma amizade não dura uma vida inteira, isso não significa, necessariamente, que ela é de mentira. Existem amizades que, apesar de momentâneas, não deixam de ser verdadeiras. Afinal, quem nunca passou horas rindo, conversando e se divertindo com uma pessoa até então desconhecida que foi apresentada por parentes em uma almoço dominical. Durante aquela tarde, aquela pessoa foi uma grande amiga. Pode ser que você nunca mais volte a vê-la, mas isso não tira o mérito daquele encontro.


Algumas amizades duram uma semana: aquele grupo de amigos que você conheceu na praia. Outras que duram um ou dois anos, até o seu amigo mudar de colégio ou de emprego. E, é claro, existem aquelas amizades indestrutíveis, que resistem ao tempo, à distância e a todo e qualquer obstáculo. Essas, sem dúvida, são as mais raras e profundas. Mas as outras, aquelas de momento, também têm um papel especial em nossas vidas.

 Pois, para mim, o que determina o valor de uma amizade não é o seu tempo de duração (contado nos ponteiros do relógio), mas sim a capacidade de entrega dos amigos nos momentos passados juntos. Parafraseando o poeta Vinícius de Moraes, assim como no amor, o mais importante de uma amizade é que ela seja infinita enquanto dure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário