quarta-feira, 10 de agosto de 2011

E a guitarra elétrica?

Ontem, estava eu lembrando da música "Terra de Gigantes", dos Engenheiros do Hawaii, que tem uma linda letra, cheia de reflexões. "Ei, mãe, eu tenho uma guitarra elétrica. Durante muito tempo isso foi só o que eu queria ter. Mas, hei mãe, alguma coisa ficou pra trás, antigamente eu sabia exatamente o que fazer". Este é o início da música e foi o trecho que, desta vez, me chamou mais a atenção e me fez parar para analisar. Fiquei pensando que sempre estamos em busca da conquista de algo e, quando conquistamos, percebemos que aquilo, na verdade, não era tão relevante quanto parecia. Agora já estamos em busca de outra coisa.
Às vezes esta "coisa" se concretiza e transforma-se em bens materiais. Mas, principalmente nestes casos, logo percebemos que não nos tornamos mais realizados com esta conquista. Então, vamos em busca de sonhos, metas, transformações e verdadeiras realizações. Depois de algum tempo percebemos que isto é mais difícil do que parece, mas que, a cada dificuldade superada, nos impulsionamos mais ainda para a realização desta meta.
Lembrei-me de quando tive o primeiro contato com esta música, que foi tocada e cantada pelo professor na aula de História do primeiro ano. Naquela época, lembro que notei o choque de realidade que a música transmitia, mas confesso que não percebi que a resolução para os problemas e as grandes mudanças eram muito mais complexas e requeriam muito mais tempo do que eu imaginava.
Hoje, sei  que o que busco é um verdadeiro ideal, que é maior do que um simples sonho, e que vou precisar de muito mais esforço e força de vontade para alcançá-lo. Tenho o ideal filosófico da sabedoria, o ideal de me tornar uma pessoa melhor, melhorar as pessoas ao meu redor e, por que não, contribuir para melhorar (um pouco que seja) o mundo.
Escolhi uma profissão que a grande maioria das pessoas dizem que não tem muito futuro, que é difícil de conseguir reconhecimento, que o mercado está saturado, que o diploma não é mais tão importante. Porém, acredito que ela pode contribuir na realização do meu ideal. Vou procurar realizá-lo através das minhas palavras, dos textos que irei escrever, das denúncias que irei fazer, dos bons exemplos que irei divulgar e da ação e reação que pretendo ter e provocar nas pessoas. Ação para exigir a justiça, a ética, o comprometimento, a honestidade. Não podemos esperar que o mundo se transforme se ficarmos de braços cruzados. Não vou me deixar vencer por alguns empecilhos, pois, como diz no livro Paz Guerreira: "Entre o caminho mais fácil e mais difícil, eu sempre escolho o mais difícil". Sei que o caminho mais difícil irá me trazer mais ensinamentos e que ele só é mais difícil porque visa a um bem maior.
Minha "guitarra elétrica" se tornou mais difícil de tocar, mais complexa, mas a sua potência aumentou na mesma proporção. Afinal, como a frase da minha camiseta do terceiro ano, trecho de uma música do AC DC:  It's a long way to the top if you wanna rock'n roll.
Você já parou para pensar qual é a sua “guitarra elétrica”?

Um comentário:

  1. Se todo mundo tivesse um ideal altruista que nem o teu, o mundo seria bem melhor :)
    Ta escrevendo maravilhosamente, linda.
    Me lembra horrores a Martha (só Martha, pq já sou intima haushaushaushasuhasuahsu)
    O blog ta lindo!

    ResponderExcluir