sábado, 27 de agosto de 2011

A escolha certa

Ultimamente venho refletindo sobre como algumas escolhas são importantes em nossas vidas. Acho que uma dessas grandes escolhas é a que fazemos no final do terceiro ano ensino médio(ou um pouco antes) em que decidimos a nossa profissão, a que pretendemos seguir pelo resto de nossas vidas. Algumas vezes, está decisão é alterada do decorrer do percurso. Há pessoas que mudam de curso e outras que, mesmo depois de formadas, decidem fazer algo diferente, montar o próprio negócio ou transformar o hobbie (como a pintura por exemplo) em profissão.
A maioria das pessoas analisa diversos parâmetros para tomar esta difícil escolha. Porém, acredito que existam alguns aspectos que não podem, de maneira nenhuma, se sobrepor a outros. O dinheiro é um deles. É claro que é importante ganhar um salário suficiente para viver bem. Mas ele não pode comandar esta decisão. A ganância, sem dúvida, não traz felicidade. Não há recompensa maior do que trabalhar com o que se gosta e naquilo que se acredita. Ficamos entusiasmados com nossos feitos, superamos nossas limitações e, muitas vezes, realizamos sonhos. Hoje posso afirmar, mais do que nunca, que tenho certeza que fiz a escolha certa. Torço para que todos os estudantes consigam, assim como eu, descobrir o seu talento e o seu sonho e lute por ele. É melhor mudar de opção, mil vezes se for preciso, do que dedicar a vida há algo em que não se acredita. Os obstáculos sempre existirão mas, quando você tem a oportunidade de estagiar ou trabalhar na sua área, fica perceptível que tudo valeu a pena.
Ok, não é errado analisar a remuneração, as vagas no mercado de trabalho e até mesmo ouvir sugestões de amigos e familiares, mas nunca podemos deixar de ouvir a nós mesmos, às nossas  preferências. Já dizia Confúcio: escolha um trabalho que ama e não terá que trabalhar um único dia em sua vida”.

"Pode-se viver no mundo uma vida magnífica, quando se sabe trabalhar e amar: trabalhar pelo que se ama e amar aquilo em que se trabalha."Leon Tolstoi


Nenhum comentário:

Postar um comentário